
Associação Mawon com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ promove a 5ª Edição do projeto Empregadorismo. O projeto é uma oportunidade de geração de renda para migrantes e brasileiros residentes na cidade do Rio de Janeiro.
Desde que desenhamos a primeira edição do Projeto Empregadorismo em 2019, aprendemos muito e, pouco a pouco, fomos implementando melhorias a cada edição. A principal mudança foi em relação ao formato da "sala de aula". Nas duas primeiras edições, o conteúdo didático era passado de forma presencial, incentivando o networking entre os participantes. No entanto, percebíamos que o custo financeiro da mobilidade urbana e a disponibilidade ocasionava a ausência de alunos. Na terceira e quarta edição migramos para o formato 100% online (ao vivo), disponibilizando o conteúdo gravado para àqueles que não puderam assistir. Observamos que alguns participantes tinham dificuldades de se conectar no horário programado e acabam assistindo a aula gravada posteriormente.
Nesta edição teremos algumas aulas presenciais e online (ao vivo), mas a maior parte do conteúdo será fornecido no formato de Educação à distância (EAD). A diferença entre o EAD e a aula online gravada é o planejamento da didática que é construído para que o aluno consiga tirar o máximo de proveito do conteúdo de forma autônoma. Em contrapartida, reforçamos as tutorias e os encontros específicos para tirar dúvidas.
O projeto começa com uma trilha comum de aprendizagem e divide-se em dois eixos: empregabilidade e empreendedorismo. Empregabilidade para apoiar os migrantes e os brasileiros no acesso ao mercado de trabalho formal e o empreendedorismo voltado para o desenvolvimento de empreendimentos, tanto na fase inicial quanto para escalar seus negócios.

A estrutura pedagógica do programa é elaborada por profissionais renomados do mercado que oferece um conteúdo exclusivo, combinando abordagem cultural com conhecimentos e ferramentas tanto para o mundo do empreendedorismo quanto para empregabilidade.
Confira aqui o conteúdo programático

Todos os participantes e seus familiares de primeira geração (pais, irmãos e filhos) do projeto terão suporte Jurídico. Isso significa ter acesso à documentação do migrante (CRNM) que permite exercer integralmente seus direitos civis no Brasil.

Além dos encontros online, os participantes tem sessões de mentorias em grupo, nas quais os migrantes fazem exercícios para fixar o conteúdo exposto e discutem as formas de aplicação desse conhecimento.
Acesse o workbook

Todos os participantes da Trilha Empreendedora terão sessões de mentorias em pequenos grupos, nas quais os migrantes fazem exercícios para fixar o conteúdo exposto e discutem as formas de aplicação desse conhecimento.
Acesse o workbook

Além dos encontros online, os participantes tem sessões de mentorias em grupo, nas quais os migrantes fazem exercícios para fixar o conteúdo exposto e discutem as formas de aplicação desse conhecimento.
Acesse o workbook
Retrospectiva das edições
.png)
Oportunidades que cada trilha oferece
Perfil dos participantes
94 Candidatos Inscritos
62 Candidatos selecionados (46 Mulheres 16 Homens)
47 Empreendedores
15 Trabalhadores formais
06 Nacionalidades representadas
(Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, República Democrática do Congo e Venezuela)
Apoiamos acesso livre ao conhecimento.
Aproveite o conteúdo do programa. Compartilhe.
Relatórios & transparência
Nesta área colocaremos os relatórios do projeto, aguardem!
Financiamento

