Associação Mawon com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ  promove a 5ª Edição do projeto Empregadorismo (Programa: E_37/2021FI - Categoria A - Favela Inteligente - 2021 - Projeto: Empregadorismo). 
O projeto é uma oportunidade de geração de renda para migrantes e brasileiros residentes na cidade na Rocinha. 

Desde que desenhamos a 1ª edição do Projeto Empregadorismo em 2019, aprendemos muito e implementamos melhorias a cada edição.  A principal mudança foi em relação ao formato da "sala de aula". Nas duas primeiras edições, o conteúdo didático era passado de forma presencial, incentivando o networking entre os participantes. No entanto, o custo financeiro da mobilidade urbana e a disponibilidade de horário ocasionava a ausência de alunos. Já a 3ª e 4ª edição, realizada durante a pandemia da covid19, migramos para o formato 100% online (ao vivo), disponibilizando o conteúdo gravado para àqueles que não puderam assistir. 

Nesta 5ªed edição teremos algumas aulas presenciais e online (ao vivo, modelo híbrido), mas a maior parte do conteúdo será fornecido no formato de Educação à distância (EAD). A diferença entre o EAD e a aula online gravada é o planejamento da didática que é construído para que o aluno consiga tirar o máximo de proveito do conteúdo de forma autônoma.  Em contrapartida, reforçamos as tutorias, as mentorias e os encontros específicos para tirar dúvidas, sempre em grupos reduzidos. 
O projeto começa com uma trilha comum de aprendizagem e divide-se em dois eixos: empregabilidade e empreendedorismo. Empregabilidade para apoiar os migrantes e os brasileiros no acesso ao mercado de trabalho formal e o empreendedorismo voltado para o desenvolvimento de empreendimentos, tanto na fase inicial quanto para escalar seus negócios.

A estrutura pedagógica do programa é elaborada por profissionais renomados do mercado que oferece um conteúdo exclusivo, combinando abordagem cultural com conhecimentos e ferramentas tanto para o mundo do empreendedorismo quanto para empregabilidade.
Confira aqui o conteúdo programático

Todos os participantes e seus familiares de primeira geração (pais, irmãos e filhos) do projeto terão suporte Jurídico. Isso significa ter acesso à documentação do migrante (CRNM) que permite exercer integralmente seus direitos civis no Brasil.

 

Além dos encontros online, os participantes tem sessões de mentorias em grupo, nas quais os migrantes fazem exercícios para fixar o conteúdo exposto e discutem as formas de aplicação desse conhecimento.

Acesse o workbook

Todos os participantes da Trilha  Empreendedora  terão sessões de mentorias em pequenos grupos, nas quais os migrantes fazem exercícios para fixar o conteúdo exposto e discutem as formas de aplicação desse conhecimento.

Acesse o workbook

Além do conteúdo programático, os participantes tem sessões de mentorias com direcionamento de carreira e/ou orientações para conquistar o emprego.
Acesse o workbook

Restrospectiva do Projeto Empregadorismo

2020

Agosto a Dezembro
3ª Edição Empregadorismo
Maio a Julho
4ª Edição Empregadorismo
280646921_2078178655694138_5699563294708151724_n_edited_edited.jpg
3 edicao.jpg

2022

Maio a Julho
2ª Edição Empregadorismo

2021

Junho a Setembro 
5ª Edição Empregadorismo
Programa-Empregadorismo.jpg
4 edição.png

Retrospectiva das edições

Cronograma projeto empregadorismo (4).png

Oportunidades que cada trilha oferece

Perfil dos participantes

94 Candidatos Inscritos

62 Candidatos selecionados (46 Mulheres 16 Homens)

 

47 Empreendedores 

15 Trabalhadores formais

06 Nacionalidades representadas

(Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, República Democrática do Congo e Venezuela)  

Apoiamos acesso livre ao conhecimento.

Aproveite o conteúdo do programa. Compartilhe.  

Relatórios & transparência
Nesta área colocaremos os relatórios do projeto, aguardem! 
Financiamento
Image by Aaron Burden
logo-faperj-site.jpg