
A Mawon atua de forma a promover direitos e auxiliar na INTEGRAÇÃO dos migrantes em situação de vulnerabilidade através de uma articulação baseada na EDUCAÇÃO, na CULTURA e na ARTE. Nossa missão é construir pontes para defender a MOBILIDADE HUMANA e fortalecer a geração de RENDA dos migrantes no cenário brasileiro.
Com esse intuito, realizamos projetos que visam a integração efetiva dos migrantes, valorizando a MULTICULTURALIDADE, a AUTOESTIMA e a AUTONOMIA FINANCEIRA.

Estamos alinhados com os Objetivos Sustentáveis da ONU

+4,5mil migrantes com a documentação acertada
+250 profissionais capacitados em parceria com as Secretarias de Saúde
+100 migrantes beneficiados com geração de renda e empregabilidade
+12mil beneficiados indiretamente
Nossos Números
Atuamos no Estado do Rio de Janeiro em localidades como a Zona Oeste, Zona Norte, Centro e na Baixada Fluminense, onde se concentram migrantes das mais diversas nacionalidades : Haiti, Congo, Angola, Togo, Marrocos, Senegal, Venezuela, entre outros.
Os atendimentos e as capacitações são realizadas de acordo com as disponibilidades de parceiros localizados nestes bairros, como Clínicas da Família e Escolas Municipais.
Nossa atuação é pautada em 3 pilares que guiam a nossa missão de promover direitos e auxiliar na integração efetiva dos migrantes
Atendimento Humanizado
Apoio à legalização, incluindo trâmites de documentação, orientação jurídica e encaminhamento para soluções burocráticas (com parceiros-chave como o CEIPARM)
Geração de Renda
Parceria com empresas que desejam contratar imigrantes, realização de workshops para empreendedores e produção de eventos culturais artísticos e gastronômicos

Ensino do Idioma
Aulas próximas às localidades de concentração de imigrantes com metodologia instrumental e foco na rápida aplicabilidade
Uma perspectiva de olhar de dentro para fora
Por ser uma Associação de migrantes para migrantes, defendemos esse olhar de forma organizada e coesa para a sociedade de acolhimento. A equipe composta por migrantes têm capacidades linguísticas de atender os migrantes em sua língua maternal, respeitando os valores culturais de cada um e tendo as capacidades de entender e apoiar na complexa dinâmica burocrática no processo de manterem-se legais no país.
Além disso, participamos da RedeMir e do CEIPARM, onde podemos repassar as preocupações e as dificuldades encontradas no cotidiano dos migrantes para as autoridades competentes e tentar orientá-las no momento de decisão ou de regulamentação.
Seja Amigo Mawon!
Você pode contribuir doando através do botão no rodapé ou ajudando no dia-a-dia através do nosso programa de voluntariado.
Escreva pra gente: contato@mawon.org